Projeto “Brasil em Cartaz”

Projeto “Brasil em Cartaz”

Em 2005, o Pôle Graphisme de Chaumont convidou Rico Lins para montar uma exposição de cartazes brasileiros. A mostra foi parte de sua programação anual de exposições internacionais, pela primeira vez dedicada ao Brasil.

Cliente


Les Silos/Pôle graphisme de Chaumont

Criado em


Chaumont, França, 2005

Categoria


Cartaz + Exposição

O projeto “Brasil em Cartaz” figurou como o principal evento de design gráfico no calendário da programação do Ano do Brasil na França, em 2005, e resgatou a produção artística de cartazes brasileiros criados a partir da segunda metade do século 20: da I Bienal de São Paulo, em 1951, às recentes experimentações da street-art e da produção digital.

Com curadoria de Rico Lins e produção coordenada pelo +Studio, o evento teve como compromisso e objetivo sistematizar a produção do cartaz no Brasil e refletir sobre ela, apresentando e integrando parte substancial da memória gráfica brasileira ao cenário internacional contemporâneo. Para a mostra, que incluía conferência, workshop e atividades paralelas, foi criado um conjunto de peças de comunicação e relacionamento.

Além de um catálogo com duas centenas de obras, textos críticos e ensaios inéditos, foi impressa uma tiragem experimental exclusiva de cartazes que sobrepunham impressões digitais, serigráficas e tipografia tradicional em estilo lambe-lambe, resultando no projeto final do cartaz de divulgação do evento, impresso em policromia offset e serigrafia grande formato.

O pregador de roupas, referência a uma das mais difundidas manifestações gráficas brasileiras – o cordel – e ao caráter efêmero do cartaz, foi adotado como elemento central da identidade visual do projeto e reproduzido de diferentes formas.

More projects

Rua Campevas, 617

Perdizes - São Paulo - SP

contato@ricolins.com

+55 (11) 3675 3507