Connexions

Como parte das comemorações do Ano França-Brasil, a exposição Connexions><Conexões foi concebida ao redor da ideia do design gráfico autoral, reunindo duas dezenas de novos talentos brasileiros e franceses em torno dos conceitos de territorialidade, diversidade e identidade. O evento ocorreu no SESC Pompeia e incluiu workshops, palestras e encontros criativos, que exploraram o diálogo entre a produção gráfica contemporânea dos dois países.

Cliente


SESC-SP + CulturesFrance

Criado em


São Paulo, 2009

Categoria


Cartaz + Exposição

Com curadoria de Rico Lins e Christelle Kirchstetter – ex-diretora do Pôle Graphisme de Chaumont, França –, a exposição ofereceu um panorama do novo design francês e brasileiro e foi além dos impressos em geral, dialogando com mídias digitais, espaços públicos, arte contemporânea e manifestações vernaculares.

O Rico Lins +Studio foi responsável pelo design gráfico e pelo projeto da exposição, concebido para gerar baixo impacto ambiental com a reutilização de materiais de exposições anteriores. A letra “X”, sinal universal para intercâmbio e multiplicação, serviu como elemento central do projeto, sendo aplicada a múltiplos significados, da letra comum que une as duas línguas ao algarismo romano X, número de participantes de cada um dos países. Para reforçar a ideia de um intercâmbio equilibrado, o designer estabeleceu no cartaz uma simetria que permitiu que ele fosse fixado em qualquer posição.

Cartaz

O cartaz-folder foi entregue ao público como uma folha de papel inteira (66 x 96 cm), que continha, de forma aparentemente aleatória, informações sobre os designers participantes da exposição, linhas de picote e vinco. Seguindo instruções de dobra e corte fornecidas, o visitante era convidado a montar, ele mesmo, o catálogo. Ao final, o conteúdo aparentemente aleatório se mostrava perfeitamente organizado e inteligível. Esse partido também gerou economia de recursos em sua produção.