Sesc Agenda

O Kit institucional SESC SP, distribuído anualmente aos seus funcionários, é composto por um conjunto de peças gráficas ilustradas com obras de grande valor cultural.

Cliente


Sesc SP

Criado em


São Paulo, 2012-17

Categoria


Editorial

2017

A agenda 2017 celebra a obra do artista e gravurista brasileiro Evandro Carlos Jardim.

A delicadeza das linhas, a simplicidade dos temas e a força de suas ideias ganham evidência no projeto gráfico desenvolvido por Rico Lins +Studio. A capa na cor cobre remete às chapas de metal utilizadas nas gravuras que, somada aos outros elementos da agenda, aproximam o projeto do trabalho do artista.

2012

O trabalho do consagrado fotógrafo paulistano Cristiano Mascaro foi escolhido para prestigiar a edição de 2012. O caráter expressivo e o tom monocromático de suas fotos foram decisivos para a escolha do projeto gráfico do material, desenvolvido pelo Rico Lins + Studio.

A única cor presente nas peças é um amarelo saturado que contrasta com os tons neutros das imagens e da maior parte dos demais elementos formais, trazendo uma cadência equilibrada e instigante a um só tempo.

Nesse ano, além da tradicional agenda e do calendário de mesa, o kit ganhou um caderno de anotações ao estilo moleskine e uma bolsa que protege todo o conjunto. A agenda, entretanto, recebeu um tratamento especial e agrega em sua estrutura uma caderneta de endereços avulsa, adesivos com miniaturas de todas as fotografias retratadas no material e um cartão comemorativo.

O conceito gráfico do material foi projetado para se adaptar às diferentes obras de arte que servem de eixo formal para toda a coleção. Outra particularidade do kit é a possibilidade de manter a lista de contatos ao permitir o destaque do caderno para incorporar na edição do ano seguinte.

Para os anos seguintes foram selecionados respectivamente as obras do artista plástico, fotojornalista e diretor de cinema Miguel Rio Branco, a consagrada artista plástica Tomie Ohtake (em comemoração aos 100 anos da artista), o designer gráfico Alexandre Wollner e o professor e artista Evandro Jardim.